quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O poder da transformação – Parte I

sonho-de-liberdade1

Hello again caros amigos!

Estive meio ausente nos últimos 30 dias, e muita coisa aconteceu neste período, e seria legal dividir um pouco com alguém, nem que este alguém seja apenas um servidor de arquivos que custa mais que a minha casa.

Neste último mês eu já me esforcei ao máximo pra conseguir algo que não veio, tive algumas das melhores experiências da minha vida, já quis muito trabalhar, já quis muito não trabalhar, já quis muito trabalhar de novo, mas acabei não conseguindo o emprego, e principalmente, vi que coisas que pareciam legais no princípio, na verdade são uma merda.

Quero começar sobre meu mais novo ponto de vista a respeito do mercado de trabalho, mas antes disso, quero deixar claro que natação é uma merda. Não o esporte em si, que é lindo, mas fazer aulas de natação às 6:30 da manhã é uma das idéias mais estúpidas que eu já tive. Uma hora nadando cansa mais que um ano inteiro de academia, e não te leva a resultado algum. Dito isso, vamos ao que interessa, trabalho. Até a alguns meses eu estava obcecado em conseguir um emprego, um bom emprego, ganhar rios de dinheiro, morar em capitais, ser líder de grandes equipes, etc e tal. Mas quanto mais eu pesquisava, quanto mais eu conhecia gente com esse perfil, mais eu tinha noção da merda que eu estava procurando para a minha vida. E as fontes de inspiração vem de onde menos se espera. Chris Rock foi a minha. Em seu especial Kill The Messenger para a HBO, em uma de suas piadas o CR diz, “Existem pessoas que tem trabalhos, e pessoas que tem carreiras, e a diferença é simples, se você tem uma carreira, você olha no relógio, são oito da noite, e você pensa: – cara, eu tenho que acordar mais cedo amanhã para trabalhar em meus projetos, o tempo tá passando muito rápido! Agora, se você tem um trabalho, você olha no relógio, vê que são 9:15, e a sensação que se tem é a de que já se passou um ano desde que você pegou serviço”.

Uma carreira, fazer algo que você realmente gosta, e que você tem pelo menos a capacidade de realizar a tarefa tão dignamente quanto qualquer outro. Ser um ator, comediante, músico, jornalista, webdesigner, maquiador, celebridade, escritor, enfim, coisas que envolvam talento, porque afinal de contas, escola é para quem não tem talento, conforme eu li no Orkut uma vez. Deve ser difícil conseguir uma carreira, anos de dedicação, muitas dificuldades, muito mais pessoas desencorajando do que o contrário, afinal, uma pessoa com um trabalho jamais vai querer que seu vizinho tenha uma carreira. Mas, não vale a pena tentar ? A vida é uma só, o que é melhor, morrer tentando ou morrer na dúvida ? Coragem, é a palavra. Talvez seja o que me falte, talvez seja o que falte a milhares de pessoas, pois, é muito mais fácil assumir o conforto de pegar serviço 8h da manhã e sair as 18, 2h de almoço, ir em casa, ver os filhos, e toda essa viadagem, do que arriscar ficar 10h por dia com uma guitarra no colo, viver a vida praticando, ensaiando, lendo, aprendendo, estudando, se esforçando, viajando o mundo atrás de uma oportunidade de mostrar que talvez o que você sabe fazer interesse a alguém. Porque os jogadores de futebol ganham tanto, enquanto nós, trabalhamos tanto e ganhamos tão pouco ? Pense comigo: Se aos 40 anos, o Ronaldo fizesse um curso de AutoCAD, em 1 ano ele provavelmente seria um projetista decente, ou poderia fazer o trabalho que muitos de nós fazemos todos os dias. Agora quantos de nós poderíamos fazer um gol numa partida oficial ? Quantos de nós largaríamos a favela, os estudos, a família, tudo, pra ir correr atrás de uma bola nos quatro cantos do mundo ? Quantos aguentariam abrir mão de ver seus filhos crescendo, de estar com a esposa, de ter uma vida normal, para viver uma carreira que acaba aos 35 ? E eu não to falando só dos que ganham milhões, existem milhares de jogadores que jamais vão aparecer na TV e que vivem o sonho até a última gota. Vale muito mais a pena se inspirar, do que criticar, isso é fato.

Eu ainda espero pela coragem de largar tudo para fazer algo que realmente me deixe feliz, eu não sonho alto, sou um cara simples, mas que valoriza a coragem, e as coisas que a maioria acham ridiculas, ou no mínimo sem juízo. Talvez por isso eu fale pra caralho, sim, eu sei que eu falo muito. É porque eu espero que um dia aquilo que eu falo possa servir de inspiração para alguém, possa mudar a vida de alguém, assim como aquilo que outros dizem muda a minha vida todos os dias. Eu não sou um poeta, não sou o dono da verdade, e sou egoísta pra caralho, mas quem sabe um dia alguém possa ler a minha história em algum site por aí e achar legal. Eu devia me inspirar mais na minha mãe. Cara, quando ela conta a história da vida dela, daria pra escrever um livro, e dos mais fodas, isso sim é que é não ter medo de nada e nem de ninguém. Olhando por esse lado acho que isso realmente me dá uma vantagem na luta.

A mensagem deste post é: quem quer tudo, pode ficar sem nada, mas quem não quer nada, com certeza nunca vai ter tudo. Quem não sonha não tem motivo pra viver, não tem pra onde ir, e está apenas colaborando para que este planeta fique mais quente para nós, que sonhamos, e que vivemos por isso.

O restante deste post virá nas próximas madrugadas em que eu não conseguir dormir, e tiver que inventar algo para fazer até que chegue a hora do mundo estar acordado comigo, mas eu já tenho alguns assuntos prontos, é só aguardar, ou não, a questão é pontual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário